321308260359231
ANTES DE UTILIZAR AS PLANTAS, CONFIRME SE ESTÁ UTILIZANDO A PLANTA CORRETA, REVISE AS INDICAÇÕES E MODO DE PREPARAR NA PÁGINA DA PLANTA DESEJADA.
GLOSSÁRIO
Ansiolítico: ajuda a diminuir a ansiedade e a tensão, com um efeito calmante.
Antiácido: ajuda a diminuir a acidez e aumentar o pH do estômago.
Antidispéptico: combate a dispepsia, desconforto na área superior do abdômen, azia, má digestão, inchaço abdominal ou flatulência.
Antiespasmódico: prevene espasmos, contrações involuntárias, no estômago; intestino; útero ou bexiga.
Antiflatulento: alivia ou preveni o excesso de gases intestinais, ou seja, flatulência.
Anti–inflamatório: combate a inflamação de tecidos.
Antisséptico: inibe a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes.
Aterosclerose: é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.
Broncodilatador: promove a dilatação dos brônquios, ajudando no tratamento da asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar.
Cinetose: Enjoo do Movimento.
Climatério: transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher. Abrange a menopausa, que ocorre com a última menstruação espontânea.
Clique aqui e consulte o Formulário Original das Plantas Medicinais no SUS/ 2021
Colagogo: estimula a contração da vesícula, provocando a saída da bílis para o duodeno.
Colerético: estimula a produção de bílis; ajuda a liberar toxinas e atuar como um laxante natural e melhorar a capacidade de desintoxicação de células e tecidos.
Dermatite seborreica: inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax.
Dismenorreia: cólica antes ou durante a menstruação.
Dispéptico: ver antidispéptico
Distúrbios circulatórios: transtornos que comprometem o sistema circulatório, responsável pelo transporte de sangue pelo corpo.
Equimose: são manchas roxas mais comuns que aparecem e que chamamos de hematomas.
Gastrointestinal: são patologias que afetam o aparelho digestório (esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, cólon, reto e ânus), assim como os órgãos que contribuem para a digestão (pâncreas, fígado e vesícula biliar).
Hiperidrose: suor excessivo.
Hiperplasia: aumento benigno do tamanho da próstata.
Inapetência: falta de apetite.
Mucosa: revestimento interno das cavidades do corpo, bucal, nasal, intestinal.
Orofaringe: condição que afeta a cavidade bucal e a faringe, causando dificuldade para engolir.
Vias aéreas superiores: cavidades nasais, faringe e laringe.