321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Arnica montana L. NOME POPULAR: Arnica . INDICAÇÕES 1 e 2
1.Auxiliar no tratamento de contusões, distensões e erupções cutâneas provocadas por picada de insetos, nos casos de equimoses e hematomas (Fórmula 1)
PREPARAÇÃO DO CHÁ (EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Flor e 2 g Água q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: preparar por infusão, considerando a proporção indicada na fórmula, durante 10 a 15 minutos. Utilizar a droga vegetal seca e rasurada Modo de usar: Uso externo. Aplicar na forma de compressa, de duas a três vezes ao dia 2.Auxiliar no alívio dos sintomas decorrentes de contusões, entorses e dores musculares localizadas (Fórmulas 2 a 5)
TINTURA – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Flor e 10 g Álcool etílico 60% ou 70% q.s.p. 100 Orientações para o preparo: a tintura é produzida a partir das flores de Arnica montana por procedimento adequado (percolação), utilizando álcool etílico a 60 ou 70%, seguindo a RDE 1:10. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes Modo de usar: Uso externo. Aplicar 2,5 mL na forma de compressa embebida, de três a quatro vezes ao dia.
TINTURA – Fórmula 3 Componentes e Quantidade: Flor e 20 g Álcool etílico 60% q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: a tintura é produzida a partir das flores de Arnica montana por procedimento adequado (percolação), utilizando álcool etílico a 60%, seguindo a RDE 1:5 (EMA, 2014). Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes. Modo de usar: uso externo. Aplicar 2,5 mL na forma de compressa embebida, de três a quatro vezes ao dia.
GEL – Fórmula 4 Componentes e Quantidade: Extrato líquido da flor 50 mL Gel base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: preparar o extrato líquido seguindo a RDE 1:20 com álcool etílico à 58% Transferir o extrato líquido de Arnica montana para recipiente adequado. Incorporar no gel base em temperatura ambiente e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: Uso externo. Aplicar uma fina camada, de duas a três vezes ao dia.
POMADA – Fórmula 5 Componentes e Quantidade: Tintura da flor a 10% ou 20% 20 a 25 mL e pomada simples q.s.p. 100 g. Orientações para o preparo: preparar a tintura conforme fórmula 2 ou 3 (EMA, 2014). Transferir a tintura de Arnica montana escolhida para recipiente adequado. Incorporar na pomada simples em temperatura ambiente e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: aplicar uma fina camada, de duas a três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para as formas farmacêuticas gel e pomada: acondicionar em recipiente adequado bem fechado. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Caso o acondicionamento for em pote, utilizar preferencialmente espátula para retirar o produto. ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (WHO, 2007). Ao persistirem os sintomas por mais de 3 a 4 dias um médico deverá ser consultado assim como se os sintomas piorarem durante o uso deste fitoterápico (EMA, 2014). O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, além de menores de 12 anos (WHO, 2007; EMA, 2014). Não utilizar por via oral e em lesões abertas (NEWALL et al., 1996; WHO, 2007, BARNES et al., 2005; EMA, 2014). Em casos isolados pode provocar reações alérgicas com formação de vesículas e necrose (WICHTL, 2004; WHO, 2007). Deve ser aplicada apenas em pele íntegra e suspender o uso ao primeiro sinal de reação adversa. Não utilizar em concentração acima da recomendada (WICHTL, 2004). Suspender o uso caso ocorra dermatite (WHO, 2007). O uso prolongado pode provocar eczema (WICHTL, 2004). Reações alérgicas como prurido, vermelhidão cutânea e eczema podem ocorrer, contudo, a frequência não é conhecida (EMA, 2014). Há relatos de reações alérgicas na pele por meio da aplicação da tintura (NEWALL et al., 1996; BARNES et al., 2005). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR