321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Achyrocline satureioides (Lam.) DC.
NOME POPULAR: Macela.
INDICAÇÕES 1 e 2
1.Como auxiliar no alívio de sintomas dispépticos; como antiespasmódico; e como anti-inflamatório (Fórmula 1)
PREPARAÇÃO DO CHÁ (EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1
Componentes e Quantidade: Inflorescência 0,5 a 1,5 g e Água q.s.p. 150 mL.
Orientações para o preparo: preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Utilizar as inflorescências secas (ALONSO, 2007; PEREIRA et al., 2017).
Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso, logo após o preparo, duas a três vezes ao dia
2.Como auxiliar no alívio sintomático em afecções leves das vias aéreas superiores (formula 2).
TINTURA – Fórmula 2
Componentes e Quantidade: Inflorescência 10 g e Álcool etílico 70% q.s.p. 100 mL.
Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades.
Modo de usar: Uso oral. Tomar 3 a 9 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO
A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto.
Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar.
ADVERTÊNCIAS
Uso adulto.
Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado.
O uso é contraindicado durante a gestação e lactação (PEREIRA et al., 2017), e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações.
O uso da preparação de tintura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Pode, em casos raros, provocar vertigem, cefaleia, alergia ocular e fitofotodermatose (dermatite de contato pós exposição solar) (PEREIRA et al., 2017).
Pessoas que apresentam episódios de hipoglicemia devem solicitar orientação médica antes do uso desse produto. Pode potencializar o efeito da insulina, barbitúricos e outros sedativos (DUKE, 2009). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico.
USO POPULAR