321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Vitex agnus-castus L.

NOME POPULAR: Agno-casto

 

INDICAÇÕES 1 e 2

 

1.auxiliar no alívio dos sintomas leves da tensão pré-menstrual (Fórmula 1, 3 e 4)

 

TINTURA – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Fruto 20 g e Álcool etílico 68-70% q.s.p 100 mL

Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações Gerais em Generalidades.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 0,15 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, uma vez ao dia.

 

TINTURA – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Extrato seco do fruto 4 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: o derivado deve ser obtido utilizando álcool etílico a 68% seguindo a RDE de 7- 13:1 (fórmula 3), ou com álcool etílico 58 a 60% e seguindo a RDE de 10-18,5:1 (fórmula 4). Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações Gerais em Generalidades e proceder à formulação.

Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, uma vez ao dia.

 

TINTURA – Fórmula 4

Componentes e Quantidade: Extrato seco do fruto 2 – 3 mg Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: o derivado deve ser obtido utilizando álcool etílico a 68% seguindo a RDE de 7- 13:1 (fórmula 3), ou com álcool etílico 58 a 60% e seguindo a RDE de 10-18,5:1 (fórmula 4). Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações Gerais em Generalidades e proceder à formulação.

Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, uma vez ao dia.

 

 2.auxiliar no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (Fórmula 2).

 

CÁPSULA COM DROGA VEGETAL – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Fruto 400 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações Gerais em Generalidades e proceder à formulação. Deve-se utilizar a droga vegetal seca e pulverizada.

Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, duas vezes ao dia.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir a proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz, umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.

 

ADVERTÊNCIAS

Uso adulto. 

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação.

 Ao persistirem os sintomas após três meses de uso contínuo desse fitoterápico, um médico deverá ser consultado. 

O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. 

O uso da preparação de tintura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação.

 Esse fitoterápico é contraindicado para pessoas em tratamento com terapias hormonais (reposição hormonal, anticoncepcionais orais, hormônios sexuais) e para aqueles que utilizam antagonistas de receptores dopaminérgicos (WHO, 2009; EMA, 2018). 

Os efeitos benéficos desse fitoterápico são alcançados, normalmente, após três meses de uso contínuo (HEALTH CANADA, 2010). 

Se os sintomas piorarem durante o uso, um médico deverá ser consultado (EMA, 2018). 

Pessoas com histórico de neoplasia estrógeno-dependente devem consultar seu médico antes de usar esse fitoterápico. 

Esse fitoterápico age sobre no eixo hipotálamo-hipófise e, portanto, pessoas com histórico de transtorno da glândula pituitária devem consultar um médico antes de utilizar esse fitoterápico. 

Em casos de tumores da glândula pituitária, secretores de prolactina, a utilização de derivados da espécie vegetal pode mascarar os sintomas do tumor (EMA, 2018). 

Esse produto pode causar severas reações alérgicas, dispneia, dificuldade de deglutição; pode ocorrer rash cutâneo e urticária, cefaleia, tontura, náusea, dor abdominal, acne e desordens menstruais (EMA, 2018). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. 

 

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?