321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Trifolium pratense L. NOME POPULAR: Trevo-vermelho
INDICAÇÕES
Como auxiliar no alívio dos sintomas associados ao climatério, desde que situações graves tenham sido descartadas por um médico.
EXTRATO FLUIDO – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Sumidade florida 100 g e Álcool etílico 25% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: seguir a técnica de preparo de extrato fluido descrita na Farmacopeia Brasileira. Deve[1]se utilizar a sumidade florida seca triturada. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes. Modo de usar: Uso oral. Tomar de 2 a 4 mL do extrato fluido, diluídos em 50 mL de água, três vezes ao dia.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Extrato inflorescência 240 a 480 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula. Orientações para o preparo: preparar um extrato equivalente a 40 a 80 mg de isoflavonas totais. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula ao dia
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica extrato fluido: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (BRAUN & COLEN, 2007; WHO, 2009). O uso da preparação de tintura e extrato fluido é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas diabéticos e menores de 18 anos, em função do teor alcoólico na formulação. A utilização desse fitoterápico não é recomendada para aquelas pessoas que fazem uso de citrato de tamoxifeno ou outros medicamentos antiestrogênicos. Devido à potencialização dos efeitos estrogênicos da espécie Trifolium pratense, pessoas com distúrbios relacionados a esse hormônio, portadoras de neoplasias estrogênio-dependentes ou com histórico familiar, devem consultar um médico antes da sua utilização (BRAUN & COLEN, 2007; WHO, 2009). Pessoas em reposição hormonal para os distúrbios da tireoide ou para a pós menopausa, portadoras de afecções hepáticas, devem consultar um médico antes de utilizar este fitoterápico (HEALTH CANADA, 2015). Pode potencializar o efeito de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina (BRINKER, 2001). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
.
USO POPULAR