321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Tanacetum parthenium (L.) Sch.Bip. NOME POPULAR: Tanaceto
INDICAÇÕES
Como preventivo da migrânea (enxaqueca), desde que situações graves tenham sido descartadas por um médico.
TINTURA – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 25% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes. Modo de usar: Uso oral. Tomar de 0,25 a 1 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, uma vez ao dia.
CÁPSULA COM DROGA VEGETAL – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Parte aérea 100 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Deve-se utilizar a droga vegetal seca e pulverizada. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula diariamente ou duas cápsulas três vezes ao dia. A dose diária de 100 mg pode ser gradualmente aumentada até obtenção de um efeito, não excedendo a dose diária de 600 mg. Tomar durante ou após a refeição.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e outras plantas da família Asteraceae (EMA, 2020). Ao persistirem os sintomas após dois meses do início do uso, um médico deverá ser consultado. Se os sintomas piorarem após o uso do produto, um médico deve ser consultado. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e em crianças, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (WHO, 2004; EMA, 2020). Não há informações sobre interações com outros medicamentos ou com testes laboratoriais (WHO, 2004), porém não se recomenda o uso associado a anticoagulantes, como a aspirina ou a varfarina (BLUMENTHAL et al., 2003). O uso da preparação de tintura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas, diabéticos e menores de 18 anos, em função do teor alcoólico na formulação. Em doses elevadas por tempo prolongado pode provocar hemorragias e distúrbios gastrintestinais, náuseas e vômitos, além de perda de peso e convulsões (PEREIRA et al., 2014). Pode alterar o ciclo menstrual (WHO, 2004; BARNES et al., 2012). Deve ser iniciado o tratamento apenas em casos de enxaqueca não responsiva à medicação convencional (BARNES et al., 2012). Foram relatados tonturas, azia, constipação intestinal, distensão abdominal, palpitações, aumento do fluxo menstrual, erupções cutâneas, inflamação da mucosa oral e língua, edema de lábios, perda do paladar e aumento de peso. A inflamação da mucosa oral e língua e o edema dos lábios parecem estar relacionados à uma reação local a qual pode ser evitada através da utilização de encapsulados. No caso de ulceração da mucosa oral, o uso deve ser descontinuado. Foi relatada sensibilidade cruzada entre alérgenos de pólen de outros membros da família Asteraceae, como Parthenium hysterophorus e espécies de Ambrosia sp. (BLUMENTHAL et al., 2003; WHO, 2004). A suspensão da medicação deve ser feita de maneira gradativa. Deve ser utilizado apenas após a exclusão de doenças mais graves que possam estar relacionadas com a enxaqueca (EMA, 2020). Os efeitos profiláticos para enxaqueca normalmente são vistos de 4 a 6 semanas depois do início do tratamento, mas isso pode variar de pessoa a pessoa (BLUMENTHAL et al., 2003). Distúrbios gastrointestinais de frequência desconhecida foram relatados. Em caso de aparecimento de eventos adversos não descritos, suspender o uso do produto e consultar um médico. Não há informações sobre alterações na habilidade de dirigir ou utilizar máquinas. Não há casos de sobredosagem relatados (EMA, 2020). Não utilizar em doses acima das recomendadas. |
USO POPULAR