321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville SINONÍMIA: Stryphnodendron barbatimam Mart. (THE PLANT LIST, 2018). NOME POPULAR: Barbatimão
INDICAÇÕES
Como cicatrizante e antisséptico da pele e mucosas.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: entrecasca 2,9 a 3,1 g Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: Preparar por decocção. Aquecer a água até atingir a fervura, colocar a entrecasca de galho pulverizada, tampar o recipiente e manter sob fervura por 5 minutos. Após esse período, filtrar. Modo de usar: Uso externo. Realizar o bochecho com o decocto a temperatura ambiente de duas a três vezes ao dia.
POMADA – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Fase A) Polietilenoglicol 400…456,48 g; Polietilenoglicol 1500… 181,32 g; Polietilenoglicol 4000…. 243,99 g. Fase B) Propilenoglicol… 150 mL; Água purificada… 150 mL; Metilparabeno 0,2%… 2,0 g; Extrato aquoso seco das cascas… 50 g. Orientações para o preparo: O extrato seco deve ser obtido com água seguindo a RDE 12-16:1 e deve conter, no mínimo, 22% de polifenóis. Levar a Fase A e a Fase B separadamente ao fogo até atingirem a temperatura de 85˚ C. Misturar as duas fases, vertendo a fase B sobre a fase A, e deixar esfriar. Envasar e etiquetar. Modo de usar: Uso externo. Após higienização, aplicar nas áreas afetadas de uma a duas vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica pomada: acondicionar em recipiente adequado bem fechado. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Caso o acondicionamento for em pote, utilizar preferencialmente espátula para retirar o produto.
ADVERTÊNCIAS Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. Plantas ricas em taninos não devem ser usadas junto com plantas ricas em alcaloides, pois são incompatíveis com formação de sais insolúveis (PEREIRA et al., 2014). Se ocorrer reação alérgica no local da aplicação, deve-se interromper o uso. Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR