321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Silybum marianum (L.) Gaertn. SINONÍMIA: Carduus marianus L. (TROPICOS, 2017) NOME POPULAR: Cardo-mariano
INDICAÇÕES
Auxiliar no alívio dos sintomas dispépticos.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Fruto 3-5 g e Água q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: preparar por infusão. Verter água fervente sobre a droga vegetal e manter em contato durante 10 a 15 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Utilizar os frutos sem papilos secos e rasurados. Modo de usar: Uso oral. Tomar 100 mL do infuso, de duas a três vezes ao dia, antes das refeições.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Extrato mole 392 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula. Orientações para o preparo: preparar o extrato mole do fruto seco com álcool etílico a 60%, seguindo a RDE de 10- 17:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, duas vezes ao dia.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 3 Componentes e Quantidade: Extrato seco do fruto maduro sem papilo 200 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula Orientações para o preparo: preparar o extrato seco com álcool etílico a 96%, seguindo a RDE de 30-40:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, uma vez ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (WHO, 2004). Se os sintomas persistirem por mais de 2 semanas ou se agravarem durante a utilização deste fitoterápico, um médico deverá ser consultado (HEALTH CANADA, 2015, EMA, 2018). O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (WHO, 2004; EMA, 2018). Esse produto pode desencadear efeitos adversos leves e sintomas gastrointestinais, tais como, xerostomia (boca seca), irritação gástrica e diarreia (VANACLOCHA & CAÑIGUERAL, 2006); cefaleia e reações alérgicas, tais como, dermatite, urticaria, rash cutâneo, prurido, anafilaxia (WHO, 2004). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR