321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO:  Plectranthus barbatus Andrews

SINONÍMIA: Coleus barbatus (Andrews) Benth. (TROPICOS, 2017)

NOME POPULAR: Boldo-africano, boldo-brasileiro e boldo-nacional

 

INDICAÇÕES

Auxiliar no alívio dos sintomas dispépticos.

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Folha 1 a 3 g e Água q.s.p. 150 mL

Orientações para o preparo: : preparar por infusão, durante 20 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Devem ser utilizadas as folhas secas.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso, logo após o preparo, de duas a três vezes ao dia.

 

ALCOOLATURA – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 80 % q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: seguir a técnica de preparo de alcoolatura descrita neste formulário. Considerando a proporção indicada na fórmula, adicionar as folhas frescas, lavadas e picadas, em frasco de vidro âmbar. Adicionar o líquido extrator, tampar bem o frasco e deixar em maceração por 20 dias. Agitar o frasco diariamente. Após esse período, filtrar em papel de filtro.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 3 a 10 mL da alcoolatura, diluídos em 50 mL de água, três vezes ao dia.

 

TINTURA – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 70% q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: o material vegetal deve ser seco em estufa com ventilação forçada de ar por sete dias, na temperatura de 45ºC e o preparo da tintura deve seguir a técnica descrita em Informações gerais em Generalidades.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 2,5 mL da tintura, diluídos em 75 mL de água, três vezes ao dia.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. 

Para a forma farmacêutica tintura e alcoolatura: acondicionar em frasco de vidro âmbar.

 

ADVERTÊNCIAS

Uso adulto.

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. 

Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. 

Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, menores de 18 anos, hipertensos, portadores de obstruções das vias biliares, portadores de doença renal policística ou hepatite (PUTNAM et al, 2007; CARVALHO & SILVEIRA, 2010). 

O uso da preparação de tintura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação.

 Estudos realizados em animais demonstraram redução do tempo de sono induzido por pentobarbital com o uso do extrato aquoso, dessa forma, uma potencial interação com barbitúricos deve ser considerada (SILVEIRA et al., 2013). 

Não utilizar esse fitoterápico juntamente com metronidazol ou dissulfiram, medicamentos depressores do SNC, anti[1]hipertensivos, digoxina, antiarrítmicos e moduladores da tireoide (ALMEIDA & LEMONICA, 2000; MELO-DINIZ et al., 2006; CARVALHO & SILVEIRA, 2010). 

Doses acima das recomendadas, ou utilizadas por um período maior que o recomendado, podem causar irritação gástrica e desconforto gastrointestinal (MELO-DINIZ et al., 2006; CARVALHO & SILVEIRA, 2010). 

Devido a sua ação antiácida, esse medicamento pode reduzir a biodisponibilidade de fármacos que necessitem desta condição, cuja absorção é influenciada pelo pH gástrico (MELO-DINIZ et al., 2006). 

Foram relatados casos de dermatite de contato (SILVEIRA et al., 2013). O uso contínuo não deve ultrapassar 30 dias, o tratamento pode ser repetido, se for necessário, após intervalo de 7 dias (PEREIRA et al., 2017). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico.

 

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?