321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Pimpinella anisum L. NOME POPULAR: Anis e erva-doce
INDICAÇÕES Como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrintestinais leves; tais como distensão abdominal e flatulência; como auxiliar no alívio da tosse produtiva associada ao resfriado comum.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula Componentes e Quantidade: Fruto 1,0 a 3,5 g e Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: Utilizar a droga vegetal inteira, rasurada ou esmagada imediatamente antes do uso. Preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso, três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado. A utilização em crianças menores de 12 anos, lactantes e gestantes não é recomendada, devido à ausência de dados suficientes para avaliação de segurança. Em gestantes pode ocasionar alterações hormonais (BRINKER, 2001). Foi relatada a toxicidade do anetol em crianças com sintomas clínicos de hipertonia, choro contínuo, movimentos oculares atípicos, espasmos, cianose e inapetência (WHO, 2007). Utilizar por, no máximo, duas semanas. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado (EMA, 2013). Podem ocorrer reações cutâneas, respiratórias e gastrintestinais à erva-doce (BRINKER, 2001; WHO, 2007, EMA, 2013; HÄNSEL et al., 2015). O uso é contraindicado no caso de hipersensibilidade a outras espécies da família Apiaceae ou a substância isolada anetol (EMA, 2013), uma vez que há relatos de que essa substância induz à depuração, incluindo conversões metabólicas, influencia na atividade da glutationa-S-transferase, ou suas isoenzimas, induz a atividade e/ou o conteúdo de UDP-glicurosiltransferases (BRINKER, 2001). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR