321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Panax ginseng C. A. Mey NOME POPULAR: Ginseng
INDICAÇÕES
No alívio dos sintomas decorrentes da astenia, tais como fadiga e fraqueza.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 90 a 360 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula Orientações para o preparo: o extrato deve ser obtido com o ginseng branco, utilizando álcool etílico a 34 a 40%, seguindo a RDE 2-7:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, de uma a quatro vezes ao dia. A dose diária recomendada é de 200 a 670 mg.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 40 a 200 mg Excipiente q.s.p. uma cápsula. Orientações para o preparo: o extrato deve ser obtido com o ginseng branco, utilizando álcool etílico a 40%, seguindo a RDE 3-7:1, contendo 4% de ginsenosídeos. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. tomar uma cápsula, até duas vezes ao dia. A dose máxima diária recomendada é de 200 mg, porém em situações específicas pode ser elevada a 600 mg, durante os cinco primeiros dias de uso.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 3 Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 98 a 220 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula. Orientações para o preparo: o extrato deve ser obtido com o ginseng branco, utilizando álcool etílico a 57,9 a 60%, seguindo a RDE 3-7:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, de duas a quatro vezes ao dia. A dose diária recomendada é de 196 a 525 mg.
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 4 Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 180 a 500 mg Excipiente q.s.p. uma cápsula Orientações para o preparo: o extrato deve ser obtido com o ginseng vermelho, utilizando álcool etílico a 60%, seguindo a RDE 2-4,5:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação Modo de usar: Uso oral. tomar uma cápsula, até duas vezes ao dia. A dose diária recomendada é de 360 a 500 mg.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. É recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado a pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. A duração recomendada é de até 3 meses. Se os sintomas persistirem por mais de 2 semanas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado (EMA, 2014a). Efeitos adversos como hipersensibilidade (prurido, urticária), insônia e desordens gastrointestinais (desconforto gástrico, náuseas, vômito, diarreia e constipação) foram relatados, porém a frequência de manifestação não é conhecida (EMA, 2014a). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. O ginseng branco consiste na raiz seca inteira ou cortada, enquanto o ginseng vermelho é tratado com vapor e depois seco. |
USO POPULAR