321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO:  Mikania glomerata Spreng

NOME POPULAR: Guaco (1)

 

INDICAÇÕES

 

Alívio sintomático de afecções produtivas das vias aéreas superiores.

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Folha 2 a 3 g e Água q.s.p. 150 mL

Orientações para o preparo: preparar por infusão ou decocção, considerando a proporção indicada na fórmula. Utilizar folhas secas e rasuradas.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso ou decocto, logo após o preparo, três vezes ao dia.

 

TINTURA – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Folha 10 g e Álcool etílico 70% q.s.p. 100 mL.

Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades.

Modo de usar: Uso oral. Tomar de 1 a 3 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, três vezes ao dia.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar.

 

ADVERTÊNCIAS

Uso adulto. 

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado. 

O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (ALONSO, 2007). 

O uso da preparação tintura é especialmente contraindicado para menores de 18 anos, gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. 

Não utilizar em caso de tratamento com anti[1]inflamatórios não esteroidais (SILVEIRA, 2013), nem simultaneamente a anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar esses efeitos e antagonizar a atividade da vitamina K (OGAVA et al., 2000; ALONSO, 2007; PEREIRA et al., 2017). 

O uso concomitante com antibióticos deve ser evitado devido à potencial interação clínica (CZELUSNIAK et al., 2012; LEITE et al., 2016; DIAS et al., 2017). As saponinas presentes no guaco aumentam a absorção da naftoquinona lapachol, princípio ativo de Handroanthus impetiginosus (ALONSO, 2007). 

Doses acima das recomendadas, assim com o uso prolongado de extrato de guaco podem provocar vômito, diarreia e taquicardia (MATOS, 2000; MATOS et al., 2001; GILBERT et al., 2005; ALONSO, 2007; CARVALHO & SILVEIRA, 2010; PEREIRA et al., 2017). 

Não usar por mais de 15 dias consecutivos, o tratamento pode ser repetido, se necessário, após intervalo de 5 dias (PEREIRA et al., 2017). 

Em estudos realizados em animais, foi observada a ocorrência de quadros hemorrágicos (GUPTA, 1995). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico.

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?