321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Hamamelis virginiana L. NOME POPULAR: Hamamelis (folha)
INDICAÇÕES 1 e 2
1.como auxiliar no alívio do prurido e ardência associados às hemorroidas (Fórmula 1).
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Folha 5 a 10 g e Água q.s.p. 250 mL Orientações para o preparo: preparar por decocção, considerando as proporções indicadas nas fórmulas. Modo de usar: Uso externo. Aplicar, na região anorretal, por meio de compressas embebidas na formulação, até três vezes ao dia.
2.como auxiliar no alívio de sintomas decorrentes de inflamações leves na mucosa da cavidade oral (Fórmula 2).
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Folha 2 a 3 g Água q.s. Orientações para o preparo: preparar por decocção, considerando as proporções indicadas nas fórmulas. Modo de usar: Uso externo. Fazer gargarejo com o decocto, até três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Fórmulas 1 e 2: uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Caso não ocorra melhora do quadro sintomático de afecções dérmicas ou da cavidade oral, no período de uma semana ou se os sintomas relacionados às hemorroidas persistirem por mais de duas semanas de uso do fitoterápico, ou caso haja piora da sintomatologia relacionada a uma das indicações, um médico deverá ser consultado (EMA, 2009; EMA, 2011). Não ingerir o produto, pois pode eventualmente provocar irritação gástrica, vômitos e em raras ocorrências danos hepáticos (VANACLOCHA & CAÑIGUERAL, 2006). O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. (VANACLOCHA & CAÑIGUERAL, 2006; EMA, 2009; EMA, 2011). Se durante o tratamento houver sangramento retal, um médico deverá ser consultado. Existem relatos de ocorrência de dermatite de contato (EMA, 2009; EMA, 2011). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR