321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Eucalyptus globulus Labill. NOME POPULAR: Eucalipto (1)
INDICAÇÕES 1 e 2
1.Como auxiliar no alívio da tosse produtiva associada ao resfriado comum. (Fórmulas 1 a 3)
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Folha 1,5 a 3,0 g e Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: preparar por infusão, tampar o recipiente durante 10 a 15 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. Deve-se utilizar as folhas rasuradas. Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso quatro vezes ao dia.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Folha 3 g e Água q.s. Orientações para o preparo: preparar por infusão, tampar o recipiente durante 10 a 15 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. Deve-se utilizar as folhas rasuradas. Modo de usar: Uso inalatório. Fórmula 2: inalar o vapor do infuso, logo após o preparo, três vezes ao dia. A dose máxima diária é 9 g (EMA, 2013). Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O uso de um cone de papel, para o direcionamento do vapor, somado a cobertura dos ombros e cabeça com um cobertor, potencializam a eficácia do tratamento.
TINTURA – Fórmula 3 Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 68 a 80% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. Deve-se utilizar as folhas pulverizadas. Modo de usar: Uso oral. Tomar 2,5 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, de uma a quatro vezes ao dia.
2.Como auxiliar no alívio da tosse produtiva associada ao resfriado comum (Fórmula 4)
XAROPE – Fórmula 4 Componentes e Quantidade: Extrato fluido da folha 10 mL Xarope simples q.s.p. 100 mL. Orientações para o preparo: transferir o extrato fluido, preparado com álcool etílico a 30 ou 35% seguindo técnica descrita na Farmacopeia Brasileira, para recipiente adequado, dispersar com xarope simples, completar o volume e homogeneizar. Modo de usar: Uso oral: Tomar 5 mL do xarope, três vezes ao dia
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica tintura e xarope: acondicionar em frasco de vidro âmbar.
ADVERTÊNCIAS ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Crianças com menos de 30 meses podem apresentar laringoespasmo devido à presença de cineol no medicamento. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para crianças menores de 12 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. Uso contraindicado para crianças com histórico de convulsões. Em caso de dispneia, febre ou tosse com a presença de secreção purulenta ou se os sintomas persistirem por mais de uma semana durante a utilização do fitoterápico, um médico deve ser consultado (EMA, 2014). Em casos de ingestão excessiva, podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia (BLUMENTHAL et al., 2000). Não deve ser administrado internamente a pessoas com inflamação do trato gastrointestinal, disfunções da vesícula biliar ou insuficiência hepática (BLUMENTHAL et al., 2000). O uso oral do fitoterápico pode reduzir a ação de alguns medicamentos porque o óleo essencial pode induzir enzimas hepáticas envolvidas no metabolismo de alguns fármacos (WHO, 2004). É contraindicado em pessoas hipotensas, devido ao efeito hipotensivo quando usado em altas doses (BRINKER, 2001). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. Cuidados adicionais em relação ao uso externo: o contato com a droga vegetal pode causar urticária, dermatite de contato e irritação da pele (BLUMENTHAL et al., 2000). |
USO POPULAR