321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Echinacea purpurea (L.) Moench NOME POPULAR: Equinácea (2) (raiz)
INDICAÇÕES 1, 2, 3 1. Como auxiliar na prevenção e alívio de sintomas decorrentes do resfriado comum. (Fórmula 1)
TINTURA – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Raiz 20 g Álcool etílico 55% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. Deve ser utilizada a raiz pulverizada. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes. Modo de usar: Uso oral. Tomar 3 mL da tintura, diluídos em 50 mL, três vezes ao dia.
2. como auxiliar na prevenção e alívio de sintomas decorrentes do resfriado comum ( Fórmula 2).
CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 40 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. O derivado deve ser obtido utilizando álcool etílico a 45%, seguindo a RDE 5,5-7,5:1. Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula a cada duas horas em um total de nove cápsulas ao dia.
3.Como auxiliar no tratamento de lesões e manchas nos casos de acne leve (Fórmula 3) Componentes e Quantidade: Extrato seco da raiz 50 – 100 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula. Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. O derivado deve ser obtido utilizando água, seguindo a RDE 4:1. Modo de usar: Uso oral. Uso adulto: Tomar 3 cápsulas ao dia (EMA, 2017). Uso pediátrico acima de 12 anos: Tomar 2 cápsulas ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado a pessoas com hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (EMA, 2017). Se os sintomas persistirem por mais de 10 dias para alívio do resfriado comum e duas semanas para alívio de manchas e lesões da acne leve, se agravarem ou ocorrer febre alta durante a utilização do fitoterápico, um médico deverá ser consultado. Uso contraindicado a gestantes, lactantes e menores de 12 anos devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (EMA, 2017). O uso da preparação tintura é especialmente contraindicado para menores de 18 anos, gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Uso não recomendado em casos de doenças sistêmicas progressivas, doenças autoimunes, imunodeficiências, imunossupressão e doenças hematológicas relacionadas aos glóbulos brancos. Não recomendado em casos de tuberculose, infecção por HIV/AIDS, colagenoses, esclerose múltipla e outras doenças autoimunes (WHO, 1999; GALLO et al., 2000; EMA, 2015). Há possível risco de reações alérgicas em indivíduos atópicos ou sensíveis, os quais devem, previamente, consultar um médico. Reações de hipersensibilidade na pele de frequência desconhecida podem ocorrer. Não há dados sobre a habilidade de dirigir ou usar máquinas (EMA, 2017). Devido à possíveis efeitos hepatotóxicos, sugere-se que não seja usada com medicamentos hepatotóxicos (BRINKER, 2001). O tratamento não deve prolongar-se por mais de 8 semanas. Recomenda-se a utilização por meio de tratamento descontínuos. Em pessoas diabéticas pode provocar uma piora da situação metabólica (VANACLOCHA & CAÑIGUERAL, 2006). Foram reportados como efeitos adversos leves e transitórios; cansaço, tonturas, dor de cabeça e sintomas gastrintestinais (BARRET, 2004). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR