321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Echinacea purpurea (L.) Moench NOME POPULAR: Equinácea (2) (planta inteira)
INDICAÇÕES Como auxiliar no tratamento local de pequenas lesões cutâneas superficiais.
POMADA – Fórmula Componentes e Quantidade: Sumo da planta inteira 10 a 20 g e Pomada lano-vaselina q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: O sumo deve ser extraído espremendo a planta fresca. Transferir o sumo da planta inteira fresca ou liofilizado para recipiente adequado. Incorporar na pomada e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: Uso externo. Aplicar fina camada de pomada, na área afetada, duas a três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Acondicionar em recipiente adequado bem fechado. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Caso o acondicionamento for em pote, utilizar preferencialmente espátula para retirar o produto.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Uso contraindicado a pessoas com hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae. Não deve ser usada por mais de 1 semana. Se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado (EMA, 2015). Se ocorrerem sinais de infecção na pele, o uso desse produto deve ser interrompido e um médico deverá ser consultado. Não há dados sobre o uso na gravidez ou lactação. A pomada não deve ser aplicada nos mamilos das lactantes. Não há dados sobre o efeito na habilidade de dirigir ou usar máquinas. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade no local de aplicação, apresentando rash local, dermatite de contato, eczema e angioedema nos lábios. A frequência não é conhecida. Se outros eventos adversos não mencionados ocorrerem, um médico deve ser consultado. Não há dados sobre sobredosagem. |
USO POPULAR