321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Cynara scolymus L

SINONÍMIA: Cynara scolymus L. é sinonímia da Cynara cardunculus L.

NOME POPULAR: Alcachofra

  

INDICAÇÕES

Como auxiliar no alívio de sintomas dispépticos; tais como com sensação de plenitude e distensão abdominal; como antiflatulento (Fórmulas 1 a 4)

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Folha 1,5 g e Água q.s.p. 150 mL

Orientações para o preparo: preparar por infusão, durante 10 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Utilizar folhas secas pulverizadas,

Modo de usar: Uso oral.  Tomar 150 mL do infuso, 10 minutos após o preparo, quatro vezes ao dia

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Folha seca 3 g Água q.s.p. 150 mL

Orientações para o preparo: preparar por infusão, durante 10 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Utilizar folhas secas rasuradas.

Modo de usar: Uso oral.  Tomar 150 mL do infuso, 10 minutos após o preparo, até duas vezes ao dia.

 

CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Extrato seco aquoso da folha fresca 200 – 900 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. O extrato deve ser obtido a partir de folhas frescas, preparado com água, seguindo a RDE 15-35:1. A formulação deve ser proposta em conjunto com a posologia de modo que a dose diária esteja compreendida entre 600 e 2700 mg.

Modo de usar: Uso oral.  Tomar até três cápsulas ao dia. A dose diária deve estar entre 600 e 2700 mg

 

CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 4

Componentes e Quantidade: Extrato seco aquoso da folha 200 – 640 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. O derivado deve ser obtido a partir de folhas secas, devendo ser preparado com água, seguindo a RDE 2,0-7,5:1 (EMA, 2018). A formulação deve ser proposta em conjunto com a posologia de modo que a dose diária esteja compreendida entre 400 e 1320 mg.

Modo de usar: Uso oral.  Tomar até três cápsulas ao dia. A dose diária deve estar entre 400 e 1320 mg.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. 

Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.

 

ADVERTÊNCIAS

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. 

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (WICHTL, 2004; EMA, 2018). 

O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para crianças menores de 12 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. 

O uso da preparação tintura é especialmente contraindicado para menores de 18 anos, gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. 

Caso a sintomatologia persista por mais de duas semanas, um médico deverá ser consultado. 

Uso contraindicado para pessoas portadoras de cálculos biliares, obstrução dos ductos biliares, colangite ou hepatopatias (EMA, 2018). 

Não usar em caso de tratamento com anticoagulantes (WHO, 2009). Foram relatados casos de diarreia leve associada a cólica abdominal, náusea e pirose, assim como de reações alérgicas (EMA, 2018). 

O uso concomitante com diuréticos em presença de hipertensão arterial ou cardiopatias deve ser realizado sob estrita supervisão médica, dada a possibilidade de haver alteração da pressão arterial, ou, se a eliminação de potássio é considerável, pode ocorrer uma potencialização de drogas cardiotônicas. 

A ocorrência de hipersensibilidade foi relatada para C. scolymus, sendo atribuída à presença de lactonas sesquiterpênicas como a cinaropicrina. Pode reduzir a eficácia de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como ácido acetilsalicílico e anticoagulantes cumarínicos (ex. varfarina) (BRASIL, 2014). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico.

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?