321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Cinnamomum verum J. Presl SINONÍMIA: Cinnamomum zeylanicum Blume NOME POPULAR: Canela e canela-do-ceilão.
INDICAÇÕES Como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrointestinais leves; tais como cólicas, distensão abdominal e flatulência (WICHTL, 2004; CARVALHO & SILVEIRA, 2010; EMA, 2011). Como auxiliar no alívio sintomático da diarreia leve não infecciosa.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula Componentes e Quantidade: Casca 0,5 -1 g e Água q.s. Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 10 a 15 minutos, utilizando a casca seca e rasurada. Modo de usar: Uso oral. Tomar o infuso, 10 a 15 minutos após o preparo, até quatro vezes ao dia. É recomendado tomar a preparação após as refeições, para o alívio de queixas digestivas.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação ou ao bálsamo-do-peru. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos (EMA, 2011). Se os sintomas digestivos persistirem por mais de duas semanas durante o uso do fitoterápico, o tratamento deverá ser suspenso e um médico deverá ser consultado (EMA, 2011). Nos casos de diarreia, se os sintomas persistirem por mais de dois dias ou na presença de melena (sangue nas fezes), um médico deverá ser consultado (EMA, 2011). Podem ocorrer reações cutâneas e em mucosas (WICHTL, 2004; CARVALHO & SILVEIRA, 2010). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR