321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Calendula officinalis L. NOME POPULAR: Calêndula
INDICAÇÕES 1 e 2
1.Como auxiliar no tratamento de inflamações da mucosa oral e orofaringe (Fórmulas 1 e 2).
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Flor 1 a 2 g e Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. O fitoterápico deve ser produzido a partir das variedades com flores duplas inteiras ou rasuradas, completamente abertas e destacadas do receptáculo. Modo de usar: Uso externo. Para a mucosa oral: fazer bochechos ou gargarejos de duas a quatro vezes ao dia.
TINTURA – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Flor 20 g e Álcool etílico 70 a 90% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. O fitoterápico deve ser produzido a partir das flores rasuradas Modo de usar: Uso externo. Para aplicação na cavidade oral: administrar através de bochechos e gargarejos 2 ml da tintura, diluídos em 100 mL de água, de duas a quatro vezes ao dia.
2.Como auxiliar no tratamento de inflamações leves da pele (como queimadura provocada pela radiação solar) e ferimentos de menor gravidade (Fórmulas 1, 3 a 7)
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Flor 1 a 2 g e Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: preparar por infusão considerando a proporção indicada na fórmula. O fitoterápico deve ser produzido a partir das variedades com flores duplas inteiras ou rasuradas, completamente abertas e destacadas do receptáculo. Modo de usar: Uso externo. Para afecções de pele: após a higienização, aplicar o infuso, levemente aquecido, em compressas, permanecendo de 30 a 60 minutos sobre o local afetado. Aplicar de duas a quatro vezes ao dia.
CREME – Fórmula 3 Componentes e Quantidade: Tintura de calêndula 2 a 10 mL e Creme base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: a tintura de flores deve ser preparada, utilizando álcool etílico a 70-90%, seguindo a RDE 1:5. Transferir a tintura de calêndula para recipiente adequado. Incorporar ao creme base e misturar até homogeneização completa Modo de usar: Uso externo. Após higienização, aplicar na área afetada a quantidade necessária.
CREME – Fórmula 4 Componentes e Quantidade: Extrato fluido de calêndula 2 a 10 mL e Creme base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: o extrato fluido de flores deve ser preparado, utilizando álcool etílico a 40 a 50%, seguindo a RDE 1:1. Transferir 2 a 10 mL desse extrato para recipiente adequado. Incorporar ao creme base e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: Uso externo. aplicar uma fina camada na área afetada, duas a quatro vezes ao dia.
CREME – Fórmula 5 Componentes e Quantidade: Extrato fluido de calêndula 2 a 5 mL e Creme base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: o extrato fluido de flores deve ser preparado, utilizando álcool etílico a 40 a 50%, seguindo a RDE 1:1,8-2,2. Transferir 2 a 5 mL desse extrato para recipiente adequado. Incorporar ao creme base e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: aplicar uma fina camada na área afetada, duas a quatro vezes ao dia.
CREME – Fórmula 6 Componentes e Quantidade: Extrato fluido de calêndula 2 a 8 mL e Creme base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: o extrato fluido de flores deve ser preparado, utilizando como líquido extrator um óleo fixo (por exemplo: óleo de oliva), seguindo a RDE 1:10. Transferir 2 a 8 mL desse extrato fluido para recipiente adequado. Incorporar ao creme base e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: aplicar uma fina camada na área afetada, duas a quatro vezes ao dia.
CREME – Fórmula 7 Componentes e Quantidade: Extrato de calêndula 4 a 20 mL e Creme base q.s.p. 100 g Orientações para o preparo: o extrato de flores deve ser preparado utilizando-se, para a extração, gordura vegetal solidificada ou vaselina sólida, nas proporções 1:5 ou 1:25. Transferir 4 a 20 mg desse extrato para recipiente adequado. Incorporar ao creme base e misturar até homogeneização. Modo de usar: Uso externo. aplicar uma fina camada na área afetada, duas a quatro vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica creme: acondicionar em recipiente adequado bem fechado. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Caso o acondicionamento for em pote, utilizar preferencialmente espátula para retirar o produto.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto e pediátrico acima de 6 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (EMA, 2018). Se os sintomas persistirem após uma semana de uso ou se houver sinais de infecção cutânea, um médico deverá ser consultado (EMA, 2018). O uso é contraindicado durante a gestação e lactação, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (ESCOP, 2003; WHO, 2004; EMA, 2018). O uso da preparação tintura é especialmente contraindicado para menores de 18 anos, gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. Cuidados adicionais em relação ao uso externo: Em casos raros pode causar dermatite de contato ou outras sensibilizações cutâneas (BROWN & DATTNER, 1998; EMA, 2018). O uso cutâneo é contraindicado para crianças menores de 6 anos e o uso na mucosa oral é contraindicado para menores de 12 anos. |
USO POPULAR