321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Zingiber officinale Roscoe 

NOME POPULAR: Gengibre

 

INDICAÇÕES 1, 2 e 3

 

1.Auxiliar na prevenção da cinetose (enjoo do movimento) (Fórmulas 1 e 4).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Rizoma 0,5 a 2 g e Água q.s.

Orientações para o preparo: preparar por infusão ou decocção, durante 5 minutos. Deve ser utilizada a droga vegetal seca e pulverizada

Modo de usar: Uso oral. Tomar o infuso ou decocto, de duas a quatro vezes ao dia, 30 minutos antes de iniciar a situação potencialmente causadora de náuseas.

 

TINTURA – Fórmula 4

Componentes e Quantidade: Rizoma 20 g Álcool etílico a 40% q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 1,5 a 5 mL da tintura, diluídos em 50 mL, de uma a três vezes ao dia.

 

2.Auxiliar no tratamento sintomático decorrente de queixas gastrointestinais leves e como antidispéptico (Fórmula 2 e 3).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Rizoma 0,3 a 3 g e Água q.s

Orientações para o preparo: preparar por infusão ou decocção, durante 5 minutos. Deve ser utilizada a droga vegetal seca e pulverizada.

Modo de usar: Uso oral. Tomar o infuso ou decocto de três a quatro vezes ao dia.

 

ALCOOLATURA – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Rizoma 20 g e Álcool etílico a 80% q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: seguir a técnica de preparo de alcoolatura descrita neste formulário. Deve-se manter em maceração durante 20 dias, agitando diariamente.

Modo de usar: Uso oral. Tomar 3 mL da alcoolatura, diluídos em 75 mL, três vezes ao dia

 

3.auxiliar no alívio sintomático da cinetose (enjoo do movimento) (Fórmula 5).

 

CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 5

Componentes e Quantidade: Rizoma em pó 250 a 750 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: obter o pó do rizoma a partir da droga vegetal. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação.

Modo de usar: Uso oral. Adulto e pediátrico acima de 12 anos: tomar 750 mg meia hora antes da viagem. Uso pediátrico entre 6 e 12 anos: tomar 250 ou 500 mg meia hora antes da viagem.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica preparação extemporânea: a embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal. Para a forma farmacêutica alcoolatura e tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. 

Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.

 

ADVERTÊNCIAS

Fórmulas 1 a 4: uso adulto. 

Fórmula 5: uso adulto e pediátrico acima de 6 anos. 

O uso em crianças abaixo de seis anos de idade não é recomendado (EMA, 2012). 

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. 

Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. O uso das preparações de tintura e alcoolatura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. 

O uso é contraindicado para pessoas portadoras de cálculos biliares, irritação gástrica e hipertensão arterial (WICHTL, 2004; PEREIRA et al., 2017). 

Não usar concomitantemente com anticoagulantes (PEREIRA et al., 2017). 

O uso na gestação é contraindicado, por inibir a enzima tromboxano sintetase, podendo afetar a ação da testosterona no concepto (BACKON, 1991). 

O uso também é contraindicado durante a lactação e para menores de 18 anos devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. 

Não deve ser utilizado em pessoas portadoras de litíase biliar e em altas doses antes de cirurgias (BRINKER, 2001). 

Possui ação inibidora da ciclooxigenase e da 5-lipoxigenase (KIUCHI et al., 1992; PEREIRA et al., 2017). 

O gengibre pode interferir no processo de coagulação sanguínea, parâmetros imunológicos, devido a sua capacidade de inibir a tromboxano sintetase e atuar como agonista de prostaciclina (WHO, 1999; PEREIRA et al., 2017). 

Doses muito elevadas podem causar arritmias e depressão do Sistema Nervoso Central (SNC).

 Dependendo da dose utilizada, algumas pessoas podem apresentar irritação gástrica e, quando mais elevadas, podem provocar cólicas digestivas, hipertensão arterial e tonturas (PEREIRA et al., 2017).

 Não utilizar em doses acima das recomendadas. 

Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico.

 

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?