321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Tanacetum parthenium (L.) Sch.Bip.

NOME POPULAR: Tanaceto

 

INDICAÇÕES

 

Como preventivo da migrânea (enxaqueca), desde que situações graves tenham sido descartadas por um médico.

 

TINTURA – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 25% q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: seguir as técnicas de secagem do material vegetal e preparo de tintura descritas em Informações gerais em Generalidades. Em razão do baixo teor alcoólico da formulação, é recomendada a utilização de conservantes.

Modo de usar: Uso oral. Tomar de 0,25 a 1 mL da tintura, diluídos em 50 mL de água, uma vez ao dia.

 

CÁPSULA COM DROGA VEGETAL – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Parte aérea 100 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula

Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. Deve-se utilizar a droga vegetal seca e pulverizada.

Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula diariamente ou duas cápsulas três vezes ao dia. A dose diária de 100 mg pode ser gradualmente aumentada até obtenção de um efeito, não excedendo a dose diária de 600 mg. Tomar durante ou após a refeição.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. 

Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.

 

ADVERTÊNCIAS

Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e outras plantas da família Asteraceae (EMA, 2020). 

Ao persistirem os sintomas após dois meses do início do uso, um médico deverá ser consultado. Se os sintomas piorarem após o uso do produto, um médico deve ser consultado. 

O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e em crianças, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (WHO, 2004; EMA, 2020). 

Não há informações sobre interações com outros medicamentos ou com testes laboratoriais (WHO, 2004), porém não se recomenda o uso associado a anticoagulantes, como a aspirina ou a varfarina (BLUMENTHAL et al., 2003).

 O uso da preparação de tintura é especialmente contraindicado para gestantes, lactantes, alcoolistas, diabéticos e menores de 18 anos, em função do teor alcoólico na formulação. 

Em doses elevadas por tempo prolongado pode provocar hemorragias e distúrbios gastrintestinais, náuseas e vômitos, além de perda de peso e convulsões (PEREIRA et al., 2014). 

Pode alterar o ciclo menstrual (WHO, 2004; BARNES et al., 2012). 

Deve ser iniciado o tratamento apenas em casos de enxaqueca não responsiva à medicação convencional (BARNES et al., 2012). 

Foram relatados tonturas, azia, constipação intestinal, distensão abdominal, palpitações, aumento do fluxo menstrual, erupções cutâneas, inflamação da mucosa oral e língua, edema de lábios, perda do paladar e aumento de peso. 

A inflamação da mucosa oral e língua e o edema dos lábios parecem estar relacionados à uma reação local a qual pode ser evitada através da utilização de encapsulados. No caso de ulceração da mucosa oral, o uso deve ser descontinuado. 

Foi relatada sensibilidade cruzada entre alérgenos de pólen de outros membros da família Asteraceae, como Parthenium hysterophorus e espécies de Ambrosia sp. (BLUMENTHAL et al., 2003; WHO, 2004). 

A suspensão da medicação deve ser feita de maneira gradativa. Deve ser utilizado apenas após a exclusão de doenças mais graves que possam estar relacionadas com a enxaqueca (EMA, 2020). 

Os efeitos profiláticos para enxaqueca normalmente são vistos de 4 a 6 semanas depois do início do tratamento, mas isso pode variar de pessoa a pessoa (BLUMENTHAL et al., 2003). 

Distúrbios gastrointestinais de frequência desconhecida foram relatados. Em caso de aparecimento de eventos adversos não descritos, suspender o uso do produto e consultar um médico. 

Não há informações sobre alterações na habilidade de dirigir ou utilizar máquinas. Não há casos de sobredosagem relatados (EMA, 2020). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?