321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Sambucus australis Cham. & Schltdl. NOME POPULAR: Sabugueiro-do-brasil.
INDICAÇÕES Auxiliar no tratamento dos sintomas decorrentes de gripe e resfriado comum.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula Componentes e Quantidade: Flor 0,4 a 0,6g e Água q.s.p. 150 mL Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso, de duas a três vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado. Não utilizar as folhas, pois contêm glicosídeos cianogênicos tóxicos (LORENZI & MATOS, 2008). O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. O uso contínuo não deve ultrapassar 30 dias, o tratamento pode ser repetido, se for necessário, após intervalo de 7 dias. O uso prolongado de espécies de sabugueiro pode induzir à hipocalemia. Pode ocorrer a diminuição da produção de leite materno nas lactantes (PEREIRA et al., 2017). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR