321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Matricaria chamomilla L.

SINONÍMIA: Chamomilla recutita (L.) Rauschert e Matricaria recutita L. (TROPICOS, 2017)

NOME POPULAR: Camomila

 

INDICAÇÕES 1, 2, 3 e 4

 

1.Como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrintestinais leves, tais como distensão abdominal e espasmos leves (Fórmula 1).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Inflorescência 0,5 a 4 g e Água q.s.p. 150 mL.

Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. As inflorescências a serem utilizadas devem estar secas e rasuradas.

Modo de usar: Uso oral. 1. Uso pediátrico entre 6 meses e 2 anos: tomar uma dose do infuso, preparado a partir de 0,5 a 1 g da droga vegetal, duas a quatro vezes ao dia. 2. Uso pediátrico entre 2 anos e 6 anos: tomar uma dose do infuso, preparado a partir de 1 a 1,5 g da droga vegetal, duas a quatro vezes ao dia. 3. Uso pediátrico entre 6 anos e 12 anos: tomar uma dose do infuso, preparado a partir de 1,5 a 3 g da droga vegetal, duas a quatro vezes ao dia. 4. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos: tomar uma dose do infuso, preparado a partir de 1,5 a 4 g da droga vegetal, três a quatro vezes ao dia.

 

2.Como auxiliar no alívio de sintomas do resfriado comum; como auxiliar no alívio de afecções cutâneas leves, tais como queimaduras solares, feridas superficiais e furúnculos (Fórmula 2).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Inflorescência 2 a 10 g e Água q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. As inflorescências a serem utilizadas devem estar secas e rasuradas.

Modo de usar: Uso inalatório. 1. Uso pediátrico entre 6 e 12 anos: inalar (vaporização) o infuso, preparado a partir de 2 a 5 g da droga vegetal, até duas vezes ao dia, para alívio dos sintomas relacionados ao resfriado comum. 2. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos: inalar (vaporização) o infuso, preparado a partir de 3 a 10 g da droga vegetal, diversas vezes ao dia, para alívio dos sintomas relacionados ao resfriado comum. 3. Uso externo. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos: embeber algodão com o infuso, preparado a partir de 3 a 10 g da droga vegetal. Fazer a limpeza ou cobrir a área afetada com algodão embebido na infusão. Utilizar diversas vezes ao dia, para alívio de pequenas afecções da pele, tais como queimadura solar, ferida superficial e furúnculo.

 

3.Auxiliar no tratamento de lesões leves e inflamações da boca e orofaringe (Fórmula 3).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Inflorescência 1 a 5 g Água q.s.p. 100 mL

Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. As inflorescências a serem utilizadas devem estar secas e rasuradas.

Modo de usar: Uso externo. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos: realizar bochechos ou gargarejos com o infuso, preparado a partir de 1 a 5 g da droga vegetal, três vezes ao dia.

 

4.Auxiliar no alívio de afecções cutâneas, da pele e mucosa da região anal e genital, desde que situações graves tenham sido descartadas por um médico (Fórmula 4).

 

CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 4

Componentes e Quantidade: Inflorescência 4,5 a 5 g Água q.s.p. 1000 mL

Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando as proporções indicadas nas respectivas fórmulas. As inflorescências a serem utilizadas devem estar secas e rasuradas.

Modo de usar: Uso externo. Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos: irrigar as lesões com o infuso, preparado a partir de 4,5 a 5 g da droga vegetal, diversas vezes ao dia.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.

 

ADVERTÊNCIAS

Fórmula 1: uso adulto e pediátrico acima de 6 meses.

Fórmula 2: uso adulto e pediátrico acima de 6 anos.

Fórmulas 3 e 4: uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação e às espécies da família Asteraceae (EMA, 2015).

Se os sintomas persistirem ou piorarem por mais de uma semana de uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado (EMA, 2015). 

O uso oral é contraindicado para crianças menores de 6 meses, assim como a inalação não é recomendada a menores de 6 anos. Reações de hipersensibilidade, de frequência não conhecida, incluindo reações alérgicas severas (dispneia, doença de Quincke, colapso vascular, choque anafilático) foram relatadas após contato de mucosas com preparações líquidas de M. chamomilla. 

Foram relatadas interações baseadas no efeito na CYP450 em pacientes após transplante renal tomando altas doses de matricária por longos períodos (cerca de dois meses) (EMA, 2015). Não administrar junto a anticoagulantes, pois pode ocorrer potencialização dos efeitos, também não administrar junto a aminoácidos que contenham grupos sulfidrila como a cisteína e a N-glicina. 

O efeito pode diminuir se administrado junto a anti-inflamatórios não esteroidais (ALONSO, 2007). 

Foi registrado um caso de anafilaxia com o uso das flores (BENNER & LEE, 1973; CASTERLINE, 1980; SUBIZA, 1989). 

Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. 

Cuidados adicionais em relação ao uso externo: o uso oromucoso e cutâneo é recomendado somente para pessoas maiores de 12 anos de idade. O uso cutâneo é contraindicado em caso de lesões profundas ou extensas.

 Podem surgir reações alérgicas e dermatite de contato (SUBIZA, et al, 1990; DSTYCHOVA & ZAHEJSKY, 1992; PAULSEN, et al, 1993). 

O uso durante a gestação e lactação é permitido, porém quando a preparação for aplicada nos mamilos, esses devem ser higienizados antes da amamentação para que não haja a sensibilização da criança (EMA, 2015).

 

 

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?