321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Lippia sidoides Cham. SINONÍMIA: Lippia sidoides Cham. é sinonímia da Lippia origanoides Kunth (TROPICOS, 2020). NOME POPULAR: Alecrim-pimenta.
INDICAÇÕES 1 e 2
1.Como antisséptico orofaríngeo e nas afecções da pele (Fórmula 1).
TINTURA – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Folha 20 g e Álcool etílico 70% q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: estabilizar o material vegetal submetendo à secagem em estufa a 40o C por 48 horas. Macerar 20 g da planta seca e triturada com quantidade suficiente de álcool etílico a 70%, durante sete dias e seguir a técnica de preparo de tintura descrita em Informações gerais em Generalidades. Modo de usar: Uso externo. Após higienização, aplicar 10 mL da tintura no local indicado, diluídos em 75 mL de água, com auxílio de algodão (embrocação), três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos com 10 mL da tintura, diluídos em 75 mL de água, três vezes ao dia.
2.Como antisséptico nas afecções do couro cabeludo (Fórmula 2)
SABONETE LÍQUIDO – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Tintura 10 mL e Sabonete líquido base q.s.p. 100 mL Orientações para o preparo: incorporar ao sabonete líquido base com alta reserva de viscosidade e misturar até homogeneização completa. Modo de usar: Uso externo. Lavar o couro cabeludo, mantendo em contato por alguns minutos, de duas a três vezes por semana.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Para a forma farmacêutica tintura: acondicionar em frasco de vidro âmbar. Para a forma farmacêutica sabonete líquido: acondicionar em frasco plástico opaco.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado a pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. O uso da tintura é especialmente contraindicado a gestantes, lactantes, alcoolistas e diabéticos, em função do teor alcoólico na formulação. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deve ser consultado. Não ingerir o fitoterápico após bochecho e gargarejo (MATOS, 1997; MATOS, 1998; MATOS, 2000; MATOS et al., 2001). A aplicação tópica pode provocar ardência e alterações no paladar (BOTELHO et al., 2007; BOTELHO et al., 2009). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR