321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Foeniculum vulgare Miller subsp. vulgare var. vulgare NOME POPULAR: Funcho-amargo
INDICAÇÕES 1, 2 e 3
1.Uso adulto: como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrintestinais leves; tais como cólicas, distensão abdominal e flatulência. Como auxiliar no alívio de sintomas decorrentes da dismenorreia leve (cólica menstrual leve); como expectorante nos casos de tosse associada ao resfriado comum (Fórmula 1) 2.Uso pediátrico acima de 12 anos: Como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrintestinais leves; tais como cólicas, distensão abdominal e flatulência (Fórmula 1).
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 1 Componentes e Quantidade: Fruto 1,5 a 2,5 g e Água q.s.p. 250 mL Orientações para o preparo: utilizar os frutos secos recentemente rasurados. Preparar por infusão durante 15 minutos considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de usar: Uso oral. Tomar 250 mL do infuso, três vezes ao dia
3.Uso pediátrico entre 4 e 12 anos: Como auxiliar no tratamento sintomático de queixas gastrintestinais leves; tais como cólicas, distensão abdominal e flatulência. (Fórmula 2)
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula 2 Componentes e Quantidade: Fruto 3 a 5 g e Água q.s. Orientações para o preparo: utilizar os frutos secos recentemente rasurados. Preparar por infusão e, posteriormente dividir o volume preparado em três administrações diárias, considerando a proporção indicada na fórmula. Modo de usar: Uso oral. Após o preparo do infuso, o volume deve ser dividido em três administrações ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Fórmula 1: uso adulto e pediátrico acima de 12 anos. Fórmula 2: uso pediátrico entre 4 e 12 anos. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação ou as espécies da família Apiaceae (Umbelliferae), tais como: anis, cominho, aipo, coentro e endro ou ao anetol (EMA, 2007; WHO, 2007). Caso não haja melhora dos sintomas durante o uso do medicamento, um médico deverá ser consultado (EMA, 2007). Não é recomendado para crianças com menos de 4 anos de idade (EMA, 2007). Para adultos e adolescentes (maiores de 12 anos de idade), o uso não deve perdurar por mais de duas semanas (EMA, 2007). Para crianças (entre 4 e 12 anos de idade), o uso recomendado é por período inferior a uma semana e para os quadros com sintomas transitórios leves descritos nesta monografia (EMA, 2007). O uso é contraindicado durante a gestação e lactação (EMA, 2007; WHO, 2007). Podem ocorrer reações alérgicas cutâneas ou respiratórias. Não deve ser utilizado em pessoas com histórico de convulsões (BURKHARD et al., 1999). Os frutos esmagados ou em pó perdem gradualmente seus constituintes voláteis com o passar do tempo. As cumarinas podem provocar fotossensibilização com hiperpigmentação cutânea, deve ser evitada forte exposição ao sol quando em uso desta planta. O anetol e a miristina podem diminuir o limiar convulsivo, em doses mais elevadas. Evitar o uso nos casos de hiperestrogenismo. Evitar o uso nas mulheres que apresentam hipermenorreia (PEREIRA et al., 2017). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR
Foeniculum vulgare