321308260359231
NOME CIENTÍFICO: Cymbopogon citratus (DC.) Stapf NOME POPULAR: Capim-santo, capim-limão, capim-cidró e capim-cidreira
INDICAÇÕES Como antiespasmódico, auxiliar no alívio de sintomas decorrentes da dismenorreia leve (cólica menstrual leve) e cólicas intestinais leves; como auxiliar no alívio da ansiedade e insônia leves.
CHÁ (PREPARAÇÃO EXTEMPORÂNEA) – Fórmula Componentes e Quantidade: Folha 1 a 3 g e Água q.s.p. 150 m Orientações para o preparo: Preparar por infusão, durante 5 a 10 minutos, considerando a proporção indicada na fórmula. Devem ser utilizadas as folhas secas Modo de usar: Uso oral. Tomar 150 mL do infuso, 5 minutos após o preparo, três a quatro vezes ao dia.
EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. A embalagem deverá ser confeccionada em material que não reaja com os componentes da droga vegetal.
ADVERTÊNCIAS Uso adulto. Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação. Ao persistirem os sintomas durante o uso do fitoterápico, um médico deverá ser consultado. O uso é contraindicado durante a gestação, lactação e para menores de 18 anos, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações. Não deve ser utilizado por pessoas como afecções cardíacas, renais, hepáticas, ou portadores de doenças crônicas. Não associar a depressores do sistema nervoso central (MELO-DINIZ et al., 2006). Em doses elevadas pode causar síncope e sedação (ALONSO, 2007). O uso habitual pode estar relacionado a hiperplasia prostática benigna (MATOS, 2007). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico. |
USO POPULAR