321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Crataegus monogyna Jacq.; Crataegus rhipidophylla Gand.; Crataegus laevigata (Poir.) DC.; Crataegus pentagyna Waldst. & Kit. ex Willd.; Crataegus nigra Waldst. & Kit. e Crataegus azarolus L.

NOME POPULAR: Cratego

 

INDICAÇÕES

Como auxiliar no alívio da ansiedade e insônia leves (Fórmulas 1 e 2)

 

CÁPSULA COM DROGA VEGETAL – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Sumidade florida 190 a 350 mg Excipiente q.s.p. uma cápsula.

Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder a formulação. Utilizar flores e folhas secas e pulverizadas.

Modo de usar: Uso oral.  Tomar uma cápsula, três a cinco vezes ao dia.

 

CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Extrato seco da sumidade florida 250 mg e Excipiente q.s.p. uma cápsula.

Orientações para o preparo: selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação. O derivado deve ser obtido com água seguindo a RDE 4-5:1.

Modo de usar:  Tomar uma cápsula, três a quatro vezes ao dia.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir proteção do fitoterápico contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

É recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas, de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote.

 

ADVERTÊNCIAS

Fórmula 1: uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Fórmula 2: uso adulto.

Uso contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da formulação (EMA, 2016). 

Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, um médico deverá ser consultado (EMA, 2016). O uso é contraindicado durante a gestação e lactação (EMA, 2016). 

Em caso de edema de membros inferiores, dor precordial com irradiação para membros superiores, abdômen superior ou região cervical, ou dificuldade respiratória (dispneia), um médico deverá ser consultado imediatamente (BARRETT, 2004; WHO, 2004; WICHTL, 2004; EMA, 2016). 

Pode apresentar como efeitos adversos: queixas gastrointestinais, palpitações, vertigem, cefaleia, rubor e tontura (BARRETT, 2004). 

O fitoterápico pode potencializar o efeito dos digitálicos, além de ter a capacidade de potencializar os efeitos da dilatação coronariana de teofilina, cafeína, papaverina, nitrato de sódio, adenosina e epinefrina (BLUMENTHAL et al., 2003). 

É recomendado o uso durante 4 a 6 semanas (WHO, 2004). 

Não ultrapassar a dose diária de 6 g (EMA, 2016). Não utilizar em doses acima das recomendadas. Em caso de aparecimento de eventos adversos, suspender o uso do produto e consultar um médico






USO POPULAR


Posso ajudar?