321308260359231

sabor de plantas

NOME CIENTÍFICO: Aesculus hippocastanum L. 

NOME POPULAR: Castanha-da-índia (semente)

 

INDICAÇÕES 1 e 2

 

1.Como auxiliar no alívio de sintomas de desconforto e peso nas pernas relacionados a distúrbios circulatórios venosos leves (Fórmula 1)

 

CÁPSULA COM DERIVADO – Fórmula 1

Componentes e Quantidade: Extrato seco da semente 99 mg e Excipientes q.s.p. uma cápsula.

Orientações para o preparo: o extrato seco deve ser preparado com água, seguindo a RDE 3-6:1. Selecionar a cápsula conforme preconizado em Informações gerais em Generalidades e proceder à formulação.

Modo de usar: Uso oral. Tomar uma cápsula, duas vezes ao dia. A dose diária recomendada é de 198 mg .

 

2.Como auxiliar no alívio dos sintomas de desconforto e peso nas pernas relacionados a distúrbios circulatórios venosos leves e como auxiliar no tratamento dos sinais de contusão tais como edema local e hematoma (Fórmulas 2 a 5)

 

GEL c/ extrato – Fórmula 2

Componentes e Quantidade: Extrato seco da semente, com o equivalente à 0,4% de glicosídeos triterpênicos, expressos em protoascigenina na formulação final e Gel base q.s.p. 100 g

Orientações para o preparo: o extrato seco deve ser preparado com álcool etílico de 25 a 50%, utilizando as sementes. Deve-se incorporar o extrato seco ao gel base, de modo a conter 0,4% de glicosídeos triterpênicos, expressos em protoascigenina na formulação final (EMA, 2020.

Modo de usar: Uso externo. Aplicar uma fina camada na área afetada, até três vezes ao dia (EMA, 2020). Aplicar sempre no sentido de baixo para cima, evitando assim o rompimento traumático de pequenos vasos sanguíneos dos membros inferiores e estimulando o retorno venoso

 

GEL c/ tintura – Fórmula 3

Componentes e Quantidade: Tintura da semente 20 mL e Gel base q.s.p. 100 g

Orientações para o preparo: preparar a tintura das sementes, utilizando álcool etílico 50%, seguindo a RDE 1:3,5-5.

Incorporar ao gel base (EMA, 2020)

Modo de usar: aplicar uma fina camada na área afetada, até três vezes ao dia. Aplicar sempre no sentido de baixo para cima, evitando assim o rompimento traumático de pequenos vasos sanguíneos dos membros inferiores e estimulando o retorno venoso.

 

POMADA com extrato – Fórmula 4

Componentes e Quantidade: Extrato seco da semente extrato seco com o equivalente à 0,4% de glicosídeos triterpênicos, expressos em protoascigenina na formulação final e pomada lano-vaselina q.s.p. 100 g

Orientações para o preparo: o extrato seco deve ser preparado com álcool etílico de 25 a 50%, utilizando as sementes. Deve-se incorporar o extrato seco à pomada base, de modo a conter 0,4% de glicosídeos triterpênicos, expressos em protoascigenina na formulação final.

Modo de usar: aplicar uma fina camada na área afetada, até três vezes ao dia. Aplicar sempre no sentido de baixo para cima, evitando assim o rompimento traumático de pequenos vasos sanguíneos dos membros inferiores e estimulando o retorno venoso.

 

POMADA com tintura  – Fórmula 5

Componentes e Quantidade: Tintura da semente 20 mL e Pomada lano-vaselina q.s.p. 100 g

Orientações para o preparo: preparar a tintura das sementes, utilizando álcool etílico a 50%, seguindo a RDE 1:3,5- 5. Incorporar à pomada base

Modo de usar:  aplicar uma fina camada na área afetada, até três vezes ao dia. Aplicar sempre no sentido de baixo para cima, evitando assim o rompimento traumático de pequenos vasos sanguíneos dos membros inferiores e estimulando o retorno venoso.

 

EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO

A embalagem deve garantir a proteção da droga vegetal contra contaminações, efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 

Para a forma farmacêutica cápsula: é recomendável que em cada frasco contendo cápsulas seja adicionado um sachê ou cápsula com dessecante (ex. sílica gel) e um chumaço de algodão hidrófobo por cima das cápsulas de modo a preencher o espaço vazio entre as cápsulas e a tampa do pote. 

Para as formas farmacêuticas gel e pomada: acondicionar em recipiente adequado bem fechado. Armazenar em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Caso o acondicionamento for em pote, utilizar preferencialmente espátula para retirar o produto.

 

ADVERTÊNCIAS

Fórmula 1: uso adulto.

Fórmulas 2 a 5: para o tratamento de edema local e hematomas em contusões, uso adulto e pediátrico acima de 12 anos; e para o tratamento de distúrbios circulatórios leves, uso adulto.

Se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, no caso de uso para o alívio de sintomas de desconforto e peso nas pernas, ou por cinco dias, no caso de uso como auxiliar no tratamento dos sinais de contusão, durante o uso do produto, um médico deverá ser consultado. 

Uso contraindicado a pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes das formulações (EMA, 2020). Pode ocorrer cefaleia, tonturas, irritação gástrica e prurido (HEALTH CANADA, 2008). 

O uso é contraindicado durante a gestação, lactação, e para menores de 18 anos, no caso de uso para o alívio de sintomas de desconforto e peso nas pernas, e para menores de 12 anos, no caso de uso como auxiliar no tratamento dos sinais de contusão, devido à falta de dados adequados que comprovem a segurança nessas situações (EMA, 2020). 

Em caso de inflamação da pele, tromboflebite, endurecimento subcutâneo, dor, úlceras, edema súbito de um ou ambos os membros inferiores, insuficiência cardíaca ou renal e se os sintomas piorarem ou ocorrerem sinais de infecções de pele durante o uso do medicamento, um médico deverá ser consultado (EMA, 2020). 

Queixas gastrointestinais, cefaleia, vertigem, prurido, e reações alérgicas foram relatadas com o uso oral, contudo a frequência não é conhecida (EMA, 2020). As formulações de uso tópico não devem ser utilizadas em feridas abertas, em torno dos olhos e em mucosas (EMA, 2020). Reações de hipersensibilidade da pele (prurido e eritema) foram relatadas com o uso tópico, a frequência não é conhecida (EMA, 2020). 

Não deve ser administrado juntamente a anticoagulantes orais, pois pode potencializar o efeito anticoagulante. Cerca de 86 a 94% de escina ligam-se às proteínas plasmáticas, podendo interferir com a distribuição de outros fármacos(BRASIL, 2014). Não deve ser administrado com fármacos potencialmente nefrotóxicos, como a gentamicina (BLUMENTHAL et al., 1998; MILLS & BONE, 1999; WHO, 2004). 

Se ocorrerem outros eventos adversos não mencionados acima, um médico deverá ser consultado (EMA 2020). Não utilizar em doses acima das recomendadas.

 

 

 

 

 

USO POPULAR

Posso ajudar?